Black Friday - Como surgiu a data?

Mulher comprando coisas online na madrugada da Black Friday

E já estamos de cara com um dos eventos mais aguardados do ano por aqueles que sabem aproveitar as oportunidades de uma boa pechincha e comprar em promoção. São muitos benefícios para quem fica atento para aproveitar. Cupons de desconto com percentuais de desconto expressivos até mesmo em produtos de ponta, frete grátis e ofertas exclusivas da época.

Já ocorre há alguns anos e cada vez mais lojistas aderem a ideia e lançam iniciativas para aquecer suas vendas e atrair consumidores. Assim como também aumenta o número de pessoas que se atenta para o quanto essa época pode ser proveitosa. Que é um sucesso de marketing para as lojas e para o bolso do consumidor já ficou claro, mas qual a origem da data?

 

Como surgiu a aclamada Black Friday?

A verdade é que há várias possíveis origens para a data e é difícil precisar exatamente qual a correta. Porém há algumas teorias a respeito que são muito interessantes e podem ter muito sentido.

O fato é que ao redor do mundo se tornou um marco de vendas e é aguardado por lojistas e compradores todos os anos. Mas vamos falar sobre algumas das possíveis origens.

 

Um pouco inusitada

Uma das teorias tem um início um tanto quanto inusitado. Espera-se, basicamente, que todo marco de início venha de lojistas e marketeiros devido à finalidade do momento.

Porém uma das especulações mais conhecidas é que o termo foi criado por policiais lá na Filadélfia nos anos de 1960. O objetivo era se referir ao dia após o feriado de ação de Graças, onde o trânsito se torna um caos. Valendo lembrar que isso não ocorre no Brasil, mas nos Estados Unidos a Black Friday vem um dia depois do feriado de Ação de Graças.

E os lojistas, notando o aumento inegável no fluxo do trânsito, que causava caos pela cidade, decidiram tomar iniciativas para atrair os olhares dos motoristas e pessoas que estivessem passando no meio de toda aquela bagunça nas ruas.

Eles viram ali uma oportunidade de aquecer suas vendas e atrair os olhares dos clientes que passavam. Então começaram a fazer promoções chamativas, atraindo os olhares dos consumidores que apenas estavam de passagem, mas acabavam parando para conferir.

E a partir daí convenciam as pessoas a pararem para aproveitar as vantagens oferecidas. Essa foi uma grande jogada que requereu muita inteligência dos lojistas. Eles viram o acontecimento e souberam transformá-lo em oportunidade.

 

Uma história nem tão feliz assim

Sobre essa se tem menos informações. Enquanto hoje em dia a Black Friday é utilizada para aquecer as vendas, atrair clientes e aumentar os lucros dos vendedores, uma das origens sugere algo que vai contra tudo isso.

Essa versão tem menos informações. Porém ela está datada no século XIX, onde se conta que duas grandes instituições financeiras teriam quebrado, falido. E, por infeliz coincidência, tudo isto ocorreu numa sexta-feira. Uma sexta-feira que remete ao nome, já que para essas empresas o fim não foi bom. As luzes se apagaram nessas duas empresas e assim elas caíram na escuridão da sexta-feira negra.

 

E no Brasil?

No Brasil esse evento chegou bem depois e hoje em dia já é um marco de vendas. Muitas lojas de pequeno, médio e grande portes aderem a Black Friday. Não faltam esforços para atraírem os olhares dos consumidores, assim como também não falta a observação dos compradores que estão cada vez mais atentos e exigentes- ainda mais aqueles que leem nossas dicas, não é mesmo?

E foi só em 2011 que a Black Friday chegou no nosso país graças ao esforço da Leadmedia Brasil.  Ela veio junto com o portal Busca Descontos e só se desenvolve ano após ano. E cresce de forma inegável, oferecendo cada vez mais variedades, presente em lojas variadas e com vantagens ano a ano mais atrativas para seus clientes. Quase todos os anos bate record de vendas e as compras online têm sua parcela de mérito nisso.

Em contraponto com os Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento mais tímido e inicialmente online. Com o tempo é que passou para o varejo físico e hoje não faltam empresas que abraçam a causa.

 

Conclusão

A Black Friday é um fenômeno que bate records de vendas anualmente, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos ou em outros locais do mundo. Os lojistas se empenham em oferecer iniciativas para atrair seus clientes, cada vez mais exigentes e experientes sobre como aproveitar as vantagens.

Seja no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar, se trata de um fenômeno que agregou muito a lojistas de vários portes e também a consumidores que saibam aproveitar a data. Agora que você já sabe a origem, faça sua listinha de compras deste curioso marco e aproveite as vantagens. Boas compras!

Clube de Ofertas Black Friday - Descontos o ano inteiro

destaques