12/05/2017

Dicas sobre compras Online

 

 

A medida que o consumidor vai adquirindo segurança, conhecendo melhor, confiando nos e-commerce e entendendo melhor como funciona esse mundo digital as compras pela internet se tornam mais comuns e frequente. Porém, ainda acontecem muitos problemas e dúvidas na hora da compra (prazo na entrega, arrependimento da compra, entregas indesejadas...).

Veja aqui algumas coisas importantes a respeito:

 

Comprei meu produto pela internet e não chegou. O que eu faço?

Nesse caso vc pode cancelar a venda ou solicitar o cumprimento da oferta com base no art. 35 do Código de Defesa do Consumidor. Neste artigo ainda contém a restituição dos valores pagos caso haja a desistência.  Mas fique atento sempre aos prazos e meios de entrega.

 

A empresa que vendeu o produto precisa estipular um prazo  para cumprimento?

Sim. Deixar de estabelecer um prazo para cumprimento de uma obrigação é caracterizado como uma prática abusiva. Esta prática é clara e esta contida no art. 39, XII.

Recebi um produto sem minha solicitação. Estou sendo cobrado por ele sem nem ao menos ter pedido. E agora?

Nenhum fornecedor pode enviar algum produto sem sua solicitação e ainda cobrar por ele. Isto está contido no art. 39, inciso III. Nestes casos o produto enviado sem aviso prévio e autorização do consumidor é considerado como uma amostra grátis. Isso fica claro no parágrafo único do CDC.  Portanto se algo chegar na sua caixa de correio e não foi você quem o solicitou já sabe!

 

O produto chegou na minha casa e estou arrependido da compra. Como faço?

Em compras e contratos assinados fora do estabelecimento, você poderá exercer o prazo para arrependimento no limite de 7 dias, contados a partir da adesão ou do recebimento do produto. Esta resposta está contida no art. 49 do CDC.

 

O mais importante no entanto é saber que você consumidor tem direitos assegurados pelo código de defesa do consumidor. Informe-se! Anote tudo, guarde seus comprovantes de compra, números de pedidos para que tenha sempre provas. As negociações posteriores somente mediante termo escrito para ter uma garantia real e efetiva.

 

Fonte: http://i9consumo.blogspot.com.br/2011/04/historias-que-os-consumidores-contam_30.html

 

 

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