23/02/2017

Curiosidades sobre cartão de crédito nas compras pela Internet

 

 

 

Hoje em dia o cartão de crédito é o meio de pagamento de compras mais utilizado na Internet, chega a mais de 70% das transações.  Isso por conta da facilidade de usa-lo: você recebe na hora a aprovação  e não necessita esperar a compensação de bancos ou contar dias úteis e ainda é possível parcelar.

Mesmo sendo um meio tão conhecido e utilizado, ainda esconde alguns segredos. Tom Canabarro, cofundador da Konduto, empresa especializada em segurança e comportamento de compra na internet, revela alguns deles:

 

1. O seu nome não conta

Na hora do cadastro os sites pedem para preencher o nome, correto? Então, essa informação não vale nada e não é conferida.

“Já vi diversas vezes compras cujo portador do cartão era o Chuck Norris ou o Luke Skywalker e o pagamento foi aprovado”, diz Canabarro. “Não recomendo que alguém faça isso, pois, se por ventura a loja fizer essa validação, seu pedido ficará parado na fila de análise e o produto pode não ser enviado”.

2. O seu CPF também não conta

Assim como o nome, o CPF digitado no checkout não é usado para identificação do dono do cartão. O uso dele na verdade é mais para emissão Nota Fiscal e análise de  risco, capazes de determinar a quem aquele CPF pertence. Mas nenhuma análise é capaz de garantir que um cartão pertence a um CPF. Apenas os bancos emissores do cartão sabem a quem ele pertence, mas por diversas razões – como custo, complexidade, segurança – esta informação não pode ser consultada.

3. O seu endereço de fatura vale um pouquinho

Finalmente, algo que é validado! Ou quase valido. Existe um sistema chamado AVS  (Address Verification System, ou Sistema de Verificação de Endereço) capaz de conferir se o endereço de fatura digitado no site bate com aquele cadastrado no banco. Nos EUA esse sistema funciona muito bem e é por isso que qualquer site americano pede essa informação. No Brasil, porém, as coisas não são tão fáceis.

“O principal problema é validar as diferentes formas como abreviamos os nomes de ruas e avenidas. Por exemplo, você informa o site que mora na Av. Nossa Senhora de Copacabana, mas no registro do banco está Avenida N. S. de Copacabana. Pronto, o sistema já não vai entender que se trata do mesmo endereço. Quando detalhes de complementos (Casa 2, Bloco C, Apto 33) são fornecidos, a comparação fica ainda mais difícil. Por isso, apesar de termos AVS no Brasil, ele só é parcialmente eficaz quando validamos o CEP”, explica Canabarro.

4. A loja pode segurar o limite do seu cartão por alguns dias

Existem 2 etapas numa venda com o cartão: a Autorização e a Captura. Na Autorização, os dados do cartão são validados e aquele dinheiro fica reservado para a loja. O portador, no entanto, ainda não é cobrado. Somente na segunda etapa, a Captura, é que a loja confirma a cobrança. Neste momento, o valor aparece na fatura do dono

do cartão.

Esse intervalo varia de acordo com o tempo que a loja precisa para confirmar uma venda (um assento no avião, a vaga no hotel, o produto no estoque, etc). Algumas vezes, pode levar alguns dias entre estas etapas. Se por acaso a loja não conseguir entregar o produto ou serviço, ela simplesmente não executa a etapa de Captura e o limite do cartão é liberado.

“Essa atitude é muito importante, afinal, se algo errado acontecer entre o momento da compra e a entrega do produto, a transação não aparecerá no extrato do cartão, evitando os chatos processos de reembolso”, avalia Canabarro.

Uma curiosidade: alguns bancos notificam o dono do cartão, por SMS, sobre valores cobrados. A mensagem é enviada na etapa de Autorização, o que causa problemas quando a loja decide não efetuar a Captura. O cliente recebe um comunicado da loja dizendo que a venda foi cancelada, mas o SMS do banco diz que ele foi cobrado.

5. Cartão de crédito é o meio mais seguro para comprar pela internet

“Sim, seu cartão pode ser roubado, copiado e usado para fraudes. Mas não é sua culpa se o site não é legítimo ou se o e-commerce não soube se proteger de ataques”, diz Canabarro. Você está protegido, por contrato, contra cobranças indevidas. Se seu cartão foi usado em uma fraude, basta ligar no banco e solicitar o estorno da cobrança.

Por outro lado, “se você pagou um boleto de uma loja fantasma, não há como pedir o dinheiro de volta a não ser através da Justiça, um processo bem mais lento do que uma ligação para o banco”, conclui Canabarro.

 

Fonte: https://ecommercenews.com.br/noticias/balancos/executivo-aponta-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-cartao-de-credito-nas-compras-pela-internet

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